Total de visualizações de página

sábado, 31 de março de 2012

Nokia, HTC, LG, Samsung e Sony apresentam novos smartphones no Mobile World Congress, em Barcelona


      O Mobile World Congress, um dos maiores eventos do planeta relacionados a celulares, aconteceu no mês de março em Barcelona, na Espanha. O primeiro dia do congresso já contou com anúncios e lançamentos das empresas Nokia, HTC, LG, Samsung e Sony.
      A Nokia lançou o aparelho PureView 808. Apesar da decisão da empresa finlandesa de abandonar seu sistema Symbian para smartphones, ele ainda está presente no 808. O celular tem tela de 4 polegadas com resolução de 640 x 360 pixels, 512 MB de memória RAM e um processador single-core, o mais básico encontrado no mercado.
      A empresa também apresentou o seu próximo celular com sistema Windows Phone, da Microsoft. O Lumia 610 pretende ser um smartphone mais acessível e estreará no mercado custando 70% do valor do Lumia 710, aparelho anterior da série. Por isso, também é menos potente: tem apenas 256 MB de memória RAM.
         A taiwanesa HTC e sul-coreana LG ambas anunciaram supercelulares: o HTC One X e o LG Optimus 4X HD. Os dois aparelhos virão com sistema Android 4.0 – a versão mais recente do sistema do Google. As telas têm 4,7 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels, superior à resolução do famoso retina display dos iPhones 4 e 4S. Os celulares também têm câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 1,3 megapixels, 1 GB de memória RAM e processador quad-core (o mesmo tipo de chip encontrado na maioria dos desktops fabricados atualmente).
        O One X faz parte de uma série de novos celulares da HTC, que inclui o One S e o One V, cujas especificações técnicas são mais discretas. A LG fez o mesmo: além de seu celular mais potente, anunciou outros cinco modelos. O LG Optimus Vu é um hibrido de celular e tablet – sua tela tem 5 polegadas – que pretende concorrer com o Samsung Galaxy Note. Já o LG Optimus 3D Max é um celular com tela 3D. A companhia sul-coreana também anunciou o L7, o L5 e o L3, todos direcionados às pessoas que desejam ter um celular de preço médio.
        Outra empresa sul-coreana, a Samsung, apresentou o celular Galaxy Beam, um smartphone que possui um projetor e pode ser usado para assistir a vídeos. O aparelho virá com uma versão antiga do sistema Android, a 2.3. Ele terá tela de 4,7 polegadas, camera traseira de 5 megapixels, camera frontal de 1,3 megapixels e processador dual-core (o mesmo tipo usado no iPad 2).
        A Japonesa Sony apresentou ao público o Xperia P. O mais novo smartphone da série Xperia tem tela de 4 polegadas, sistema Android 2.3.7, câmera de 8 megapixels e processador dual-core. O Xperia P pode ser conectado à televisão e usado para ver filmes ou pode ser ligado a um teclado e usado como computador.

Caricatura feita na versão branca do smartphone Galaxy Note, da Samsung, durante o "World Mobile Congress 2012" em Barcelona, Espanha
Caricatura feita na versão branca do smartphone Galaxy Note, da Samsung, durante o "World Mobile Congress 2012" em Barcelona, Espanha - Lluis Gene/AFP


postado por: Monique Marquezin

domingo, 25 de março de 2012

Mozilla Continua trabalhando em seu Sistema Operacional Móvel "B2G"

B2G (Gecko for Boot) é o nome provisório do sistema operacional para dispositivos móveis da Fundação Mozilla. A concepção desse sistema operacional começou em 2011 por  Andreas Gal , o iniciador do projeto, é conhecido por desenvolver o leitor PDF.js [ wiki.mozilla.org/PDF.js ]
A idéia principal da Mozilla em torno deste projeto é fornecer uma plataforma para execução de aplicativos web (CSS, javascript, HTML), que podem explorar ao maximo as capacidades dos Smartphones (telefone, câmera, SMS, Bluetooth, SMS, NFC, etc. ).
A Mozilla quer acabar com o dilema dos desenvolvedores, que agora precisa construir varias versões de suas aplicações para cada sistema operacional móvel, a plataforma será baseada no Gecko, um motor de layout e livre e com código aberto ( layout engine ) usado em muitas aplicações desenvolvidas pela Fundação  Mozilla (principalmente no Firefox ), como também em muitos outros projetos de software com código aberto como o Camino ou o Netscape. 
Wireframes1 
Podemos ver uma parte do roteiro do projeto, ele parece ter progredido bem e Mozilla aproveitou a oportunidade para anunciar que a demo estará disponível no início de 2012. Desde o primeiro anúncio, B2G pode rodar em qualquer dispositivo Android.

 Postado por Lucas.
Fonte: http://tinyurl.com/78ax4zr

domingo, 18 de março de 2012



Sistema Operacional Mobile: Qual Escolher?


O sistema operacional nos celulares é um programa que gerencia e controla as funções do aparelho. Para isso, ele utiliza estratégias como as multifunções, a proteção de memória e as multitarefas. Assim, ele mantém os processos funcionando ao mesmo tempo sem a necessidade de um espaço de memória maior ou sem afetar um ou outro recurso.

  • Conheça um pouco dos principais Sistemas Operacionais Mobile:


 Symbian:


• Sistema modular, permitindo uma adaptação mais rápida de aplicações desenvolvidas originalmente para o Windows;

• Economia de recursos em aparelhos móveis;

• Menor quantidade de memória possível;

• Pouco uso do processador da máquina;

• Oferece uma grande quantidade de serviços de rede;

• Baseado em um ambiente gráfico bastante simples;

• Baixo custo;

• Multitarefa;

• Grande estabilidade;

• É um sistema aberto;

• Permite a instalação de softwares de terceiros;

• É considerado o sistema mais seguro com relação aos seus concorrentes.



Android 

• Desenvolvido pela Google;

• Sistema é open-source

• A plataforma é adaptada tanto para dispositivos VGA maiores e os layouts mais tradicionais de smartphones.

• Suporta uma grande variedade de tecnologias de conectividade incluindo Bluetooth, EDGE, 3G, e Wi-Fi.

• Aplicações escritas em Java são compiladas em bytecodes Dalvik e executadas usando a Máquina virtual Dalvik, que é uma máquina virtual especializada desenvolvida para uso em dispositivos móveis, o que permite que programas sejam distribuídos em formato binário (bytecode) e possam ser executados em qualquer dispositivo Android, independentemente do processador utilizado. Apesar das aplicações Android serem escritas na linguagem Java, ela não é uma máquina virtual Java, já que não executa bytecode JVM.

• O sistema suporta formatos de áudio e vídeo como: MPEG-4, H.264, MP3, e AAC.

• É totalmente capaz de fazer uso de câmaras de vídeo, tela sensível ao toque, GPS, acelerómetros, e aceleração de gráficos 3D.

• Um grande número e aplicativos fazem com que o Android seja uma plataforma bastante forte, já que você pode compensar as deficiências do sistema com aplicativos de terceiros, chegando a um conjunto que atenda às suas necessidades.



iOS 

• A versão é mais simples, customizada, tem acesso rápido e fácil aos dispositivos;

• Foi popularizada quando equipou o iPhone;

• A interface intuitiva;

• Permite que um usuário com poucos conhecimentos use-o com facilidade;

• Além de contar com o tradicional design matador dos produtos Apple e do hardware de primeira hoje os dispositivos que rodam o iOS possui milhões de aplicações batizadas por Steve Jobs de "apps", desenvolvidas especificamente para cada um deles.

• O lado um pouco irritante desse sistema é que suas aplicações somente estão disponíveis nas lojas Apple
• Capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.



Windows Mobile

• Desenvolvido pela Microsoft;

• Hoje, na versão 7;

• Não é Multitarefa;

• Esse sistema é uma versão simplificada do software para desktops, o que, geralmente, facilita muito a vida do usuário, que já tem bem mais familiaridade com a plataforma;

• Permite uma adaptação mais rápida de aplicações desenvolvidas originalmente para o Windows;

• Possui suporte nativo às tecnologias Wi-Fi e Bluetooth sem a necessidade de baixar drives adicionais para acessá-las.



 BlackBerry OS

• Desenvolvido só para a linha da BlackBerry;

• A plataforma é bastante conhecida por oferecer suporte para o e-mail corporativo, por meio de MIDP 1.0 e, mais recentemente, um subconjunto do MIDP 2.0, que permite a ativação sem fio completo e sincronização com Microsoft;

• Suporta WAP 1.2.

• Ele suporta todas as funções de burótica necessárias para criar documentos, planilhas, apresentações, etc
• Tecnologia IPv6;

• O envio e recepção de mensagem e e-mail nestes aparelhos chegam a até 200 kbps.


domingo, 11 de março de 2012

Alguns Dos Sistema Operacionais Mobile.

Android "Agora é Google Play" 

O Google renomeou o seu Android Market para Google Play: dessa forma, ele está unindo o Google Music e o Google eBookstore através da utilização deste nome comum. Este novo serviço, permitirá aos usuários acessar o conteúdo a partir de uma variedade de dispositivos, não se limitando aos que estejam executando o sistema Android. Utilizando o novo serviço, os usuários dos Estados Unidos podem comprar música e ebooks, alugar filmes, e o conteúdo estará disponível na Web e através do mercado renomeado, a partir de dispositivos Android.

O Google Reader Book e o serviço Google Music, também serão rebatizados como Google Books Play e Google Music Play. Os usuários do Reino Unido poderão acessar todo o conteúdo, exceto as músicas, devido ao Google Music não ter sido lançado ainda no país. Para outros países, a mudança significa apenas uma renomeação no mercado de aplicações, como serviços de conteúdo do Google que não está disponível globalmente. O movimento indica, que o Google está tentando enfatizar o lado da mídia digital de suas ofertas, possivelmente com o objetivo de separá-la do sistema operacional Android, utilizando este novo nome

Leia Mais: http://under-linux.org/android-market-agora-e-google-play-4505/#ixzz1oqvpiRuS 

Descrição -Symbian.

Symbian é o sistema operacional utilizado por boa parte dos telefones celulares, mas vem sendo substituído massivamente por outros SOs, como o Android. A Symbian Foundation era um aglomerado de empresas que compartilhava a licença do SO, mas, com as mudanças no mercado, a Nokia está sozinha no empreendimento.

Boot to Gecko.



Um sistema operacional totalmente baseado na tecnologia HTML5: esse é o principal apelo do Boot to Gecko (B2G), um projeto desenvolvido de uma parceria entre a Fundação Mozilla e a Telefônica. Apresentado nesta segunda-feira (27) durante a Mobile World Congress 2012, em Barcelona (Espanha), o OS é parte de uma estratégia para ajudar a difundir smartphones mais baratos em mercados como o da América Latina.

Foto Aparelho Samsung rodando o B2G(Foto Reprodução\The Verge)

      Ai estão alguns SOs mais conhecidos atualmente ,Como começou o SO Mobile alguns vão dizer-lhe que foi o DOS. Outros dir-lhe-ão que foi o MSDos (ambos são a mesma coisa). Mas a verdade é diferente, veja:
Um dos primeiros sistemas operacionais de propósito geral foi o CTSS (Compatible Time-Sharing System), desenvolvido no MIT e apresentado em novembro de 1961. Após o CTSS, o MIT, os laboratórios Bell da AT&T e a General Eletric desenvolveram o Multics, cujo objetivo era suportar centenas de usuários.Estão ligados a partir do momento que lançaram o SO Para computador ,criaram uma versão para o celular.

Fontes:


Postado por:Elisabete Aragão.

domingo, 4 de março de 2012

Histórico do iOS

       O histórico do sistema operacional móvel, o iOS (que antigamente era conhecido como iPhone OS). Nesta tabela, é possível ver todas as versões do iOS, a data de lançamento e as principais características e funcionalidades de cada versão, a primeira verão do iOS 1.0:



       A versão 2.0 com suas variações e principais características apresentadas em cada um:


       Dados referentes a versão 3.0 do Sistema Operacional da Apple iOS e suas atualizações:


       E a versão 4.0 do iOS, que trouxe mudanças significativas como: multitarefa, pastas, papel de parede e também compatível com o iPhone 4.


O iOS 5.0.1 é a versão atual. Nela foram acrescentadas mais de 200 novas funções em relação ao seu antecessor, iOS 4, como edições de fotos, atalho para câmera na tela de desbloqueio, aplicativos novos como Lembretes e Banca, novo centro de notificações e outras funções. A quinta versão do Sistema Operacional móvel da Apple.


Postado por: Dyane Tavares Mnhoz