O Mobile World Congress, um dos maiores eventos do planeta relacionados a celulares, aconteceu no mês de março em Barcelona, na Espanha. O primeiro dia do congresso já contou com anúncios e lançamentos das empresas Nokia, HTC, LG, Samsung e Sony.
A Nokia lançou o aparelho PureView 808. Apesar da decisão da empresa finlandesa de abandonar seu sistema Symbian para smartphones, ele ainda está presente no 808. O celular tem tela de 4 polegadas com resolução de 640 x 360 pixels, 512 MB de memória RAM e um processador single-core, o mais básico encontrado no mercado.
A empresa também apresentou o seu próximo celular com sistema Windows Phone, da Microsoft. O Lumia 610 pretende ser um smartphone mais acessível e estreará no mercado custando 70% do valor do Lumia 710, aparelho anterior da série. Por isso, também é menos potente: tem apenas 256 MB de memória RAM.
A taiwanesa HTC e sul-coreana LG ambas anunciaram supercelulares: o HTC One X e o LG Optimus 4X HD. Os dois aparelhos virão com sistema Android 4.0 – a versão mais recente do sistema do Google. As telas têm 4,7 polegadas com resolução de 1280 x 720 pixels, superior à resolução do famoso retina display dos iPhones 4 e 4S. Os celulares também têm câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 1,3 megapixels, 1 GB de memória RAM e processador quad-core (o mesmo tipo de chip encontrado na maioria dos desktops fabricados atualmente).
O One X faz parte de uma série de novos celulares da HTC, que inclui o One S e o One V, cujas especificações técnicas são mais discretas. A LG fez o mesmo: além de seu celular mais potente, anunciou outros cinco modelos. O LG Optimus Vu é um hibrido de celular e tablet – sua tela tem 5 polegadas – que pretende concorrer com o Samsung Galaxy Note. Já o LG Optimus 3D Max é um celular com tela 3D. A companhia sul-coreana também anunciou o L7, o L5 e o L3, todos direcionados às pessoas que desejam ter um celular de preço médio.
Outra empresa sul-coreana, a Samsung, apresentou o celular Galaxy Beam, um smartphone que possui um projetor e pode ser usado para assistir a vídeos. O aparelho virá com uma versão antiga do sistema Android, a 2.3. Ele terá tela de 4,7 polegadas, camera traseira de 5 megapixels, camera frontal de 1,3 megapixels e processador dual-core (o mesmo tipo usado no iPad 2).
A Japonesa Sony apresentou ao público o Xperia P. O mais novo smartphone da série Xperia tem tela de 4 polegadas, sistema Android 2.3.7, câmera de 8 megapixels e processador dual-core. O Xperia P pode ser conectado à televisão e usado para ver filmes ou pode ser ligado a um teclado e usado como computador.
Caricatura feita na versão branca do smartphone Galaxy Note, da Samsung, durante o "World Mobile Congress 2012" em Barcelona, Espanha - Lluis Gene/AFP
postado por: Monique Marquezin